domingo, 19 de junho de 2016

Seminário sobre África mobiliza alunos do curso de História



Estudar a formação histórica de um outro continente, é deparar-se com uma sociedade múltipla, com sua cultura, tradições, hábitos e costumes. Esse foi o desafio lançado aos acadêmicos do III Nível do curso de História: pesquisar aspectos da cultura dos diferentes países africanos, e apresentar em seminário, além de produzir um ensaio abordando a temática.

Os temas propostos foram: literatura, cinema, pintura, tradições, danças, culinária, arquitetura, escultura, línguas e música.

As discussões apresentadas no seminário ressaltam a dificuldade em localizar fontes de pesquisa, e a surpresa com a diversidade, riqueza e multiplicidade da cultura africana, bem como os problemas presentes, que colocam em choque tradição, religiosidade e modernidade.

Na aula de quinta-feira, dia 9 de junho, o grupo que tratou da dança trouxe a dançarina Júlia Brunetto para explicar e demonstrar as danças folclóricas do Egito e a dança mais moderna, a dança do véu. Já o grupo da culinária pesquisou diversas receitas de diferentes países africanos, elaborou os pratos e trouxe para degustação da turma, explicando suas origens e ingredientes.

Conhecimento, pesquisa, produção e interação: isso é fazer História.

Nenhum comentário: