quarta-feira, 13 de julho de 2016

A escuta da memória: Passo Fundo e suas histórias


Programas radiofônicos com relatos da memória de pessoas da comunidade serão transmitidos pela Rádio UPF

Acompanhe pela Rádio UPF - horários 9:55; 14:55 e 18:55!

Neste mês de julho estreiam os programas radiofônicos do projeto “A escuta da memória: Passo Fundo e suas histórias”. O projeto, que será transmitido pela Rádio UPF, é uma produção do Laboratório de Memória Oral e Imagem (Lamoi), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Os programas trazem ao público relatos da memória de pessoas da comunidade, fora dos espaços formais e institucionais, sobre diferentes temas que marcaram a história da cidade. As primeiras histórias, que serão contadas ao longo do mês de julho, falam sobre a Rua Quinze de Novembro. Lugar maldito para alguns, de prazer para outros, a rua ficou no imaginário da cidade como um lugar de memória.

Nos próximos programas, os temas serão a Gare e a Ferrovia em Passo Fundo, que irão ao ar em agosto. Em setembro, o programa será sobre “A pluralidade do crer em Passo Fundo” e, na sequência, representantes das diferentes etnias contarão suas memórias sobre a cidade.

Memória oral e imagem
O Laboratório de Memória Oral e Imagem é coordenado pela professora Marlise Regina Meyrer e pelo professor João Carlos Tedesco. A execução do projeto “A escuta da memória: Passo Fundo e suas histórias” conta com a colaboração de alunos bolsistas de iniciação científica do curso de História da UPF, Luciane Maldaner, Bruna Bággio e Rafael Rolow.

Nenhum comentário: