terça-feira, 12 de julho de 2016

Rede municipal de ensino recebe obras de projetos


Instituído pela Prefeitura de Passo Fundo, o Prêmio Funcultura, que fomenta e valoriza a cultura através do financiamento de projetos culturais no município, continua a socializar a produção em diversas áreas. Dois projetos vencedores da primeira edição do prêmio, Rede de Memórias e Momento Patrimônio, contemplados na área de produção e edição de obras, passam a ser compartilhados com os professores e alunos da rede municipal de ensino. 
A historiadora, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), Dra. Ironita Machado, também coordenadora do Programa Momento Patrimônio, entregou ao secretário de Educação Edemilson Brandão,  exemplares dos livros e da coletânea de videoaulas que foram produzidos com o incentivo do prêmio. As obras produzidas foram: livro Momento Patrimônio – volume IV; livro infantojuvenil Mestre Griô vai à escola; e Coletânea do Programa Momento Patrimônio.  
A professora Ironita destaca que as obras trabalham com a questão patrimonial da cidade, no resgate da história e do pertencimento, temas fundamentais para serem trabalhados em sala de aula para qualificar o trabalho realizado pelos professores. 
Segundo o secretário Edemilson, “o recurso do prêmio ajuda qualificar mudar a perspectiva da cidade nas mais diferentes áreas da cultura. O conhecimento da história é importante, por isso, Passo Fundo se esforça e apoia iniciativas que resgate da sua própria história, como é o caso desses dois projetos contemplados no Funcultura”, disse ele. 
Conheça os projetos:
Projeto Rede de Memórias
Elaboração e publicação de obras (didática e acadêmica) voltadas à educação patrimonial e a formação continuada de professores das redes pública e privada de ensino de Passo Fundo, como meio e objeto de reconhecimento e valorização do patrimônio, da memória, da história e da identidade das comunidades através do ensino na educação básica.
Projeto Momento Patrimônio
Elaboração de videoaula e composição de documentário em coletânea voltada para a formação continuada de professores das redes públicas e privada de ensino de Passo Fundo. Também, tem a intenção de servir como recurso didático de conteúdo de educação patrimonial. 
Disciplina gratuita para professores
Na oportunidade, a professora doutora Ironita Machado, também oficializou a iniciativa do PPGH/UPF em oferecer de forma gratuita uma disciplina isolada aos professores da rede municipal e estadual da região. 
A disciplina Metodologias de Ensino e Pesquisa em História e Áreas Afins será ministrada pelos professores Gizele Zanotto e Marcos Gerhardt, com conteúdo pragmático em três etapas: Memória Patrimônio e Ensino, Projeto de Pesquisa e Metodologia do Ensino. As aulas acontecerão nas sextas-feiras, das 19h20min às 22h35min, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Campus I. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de julho. 
A iniciativa busca a qualificação da escola, dos professores e do próprio programa, que passa a instituir um diálogo que une ensino, pesquisa e extensão. Mais informações pelo telefone (54) 3316-8339 ou pelo e-mail pghis@upf.br.


Nenhum comentário: