quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Começa na Polônia caça ao "trem do ouro nazista"

Ao fim da Segunda Guerra, nazistas teriam tentado proteger carga preciosa do avanço do Exército Vermelho. Equipe liderada por dois historiadores amadores inicia escavações na Baixa Silésia.
Historiador Andreas Richter (esq.) inspeciona suposto local do trem do ouro nazista
Historiador Andreas Richter (esq.) inspeciona suposto local do tesouro
Desde a década de 1970 circula o boato de que o regime nacional-socialista teria escondido na Polônia um trem carregado de ouro. Embora não haja documentação a respeito, na manhã desta terça-feira (16/08) os historiadores amadores Piotr Koper e Andreas Richter iniciaram as escavações na busca do suposto tesouro.
Segundo uma teoria, em 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial, na tentativa de preservar sua preciosa carga diante da aproximação do Exército Vermelho soviético, os nazistas teriam depositado os vagões num túnel no quilômetro 65 da ferrovia entre Wroclaw e Walbrzych, na região mineira da Baixa Silésia.
As escavadeiras penetrarão a até seis metros de profundidade em três locais diversos. Koper e Richter, que afirmam ter localizado o trem com o ouro nazista utilizando um radar de solo, esperam ter resultados dentro de uma semana. No entanto, especialistas poloneses de Cracóvia colocaram em dúvida a autenticidade dos registros da dupla de historiadores.
Trabalhos perigosos
O início dos trabalhos num trecho de bosque polonês, programado para as 8h00, teve que ser ligeiramente adiado, devido a um atraso no desligamento do fornecimento elétrico da área. Uma equipe cinematográfica registra os trabalhos e colocará os vídeos online.
Historiador Piotr Koper no local do trem do ouro nazista
Caçador de tesouro Piotr Koper espera resultados dentro de uma semana
Devido ao perigo que o manuseio do equipamento pesado de construção envolve, a área foi fechada ao público. "Aqui não deve acontecer nada de ruim a ninguém", comentou Andrzej Gaik, da equipe de buscas.
A Baixa Silésia, no sudoeste da Polônia é cortada por numerosos caminhos subterrâneos. Sob o nome "Projekt Riese" (Projeto Gigante), os nazistas iniciaram no vizinho monte Góry Sowie um monstruoso sistema de túneis, que permaneceu inacabado. Os caçadores de tesouro acreditam que o túnel que procuram possa levar até esse misterioso complexo.
AV/dpa/dw

  • Link permanente http://dw.com/p/1Jj5w

Nenhum comentário: