quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Ex-presidente e governador Jânio Quadros nascia há 100 anos

Há cem anos nascia em Campo Grande, atual estado de Mato Grosso do Sul, Jânio da Silva Quadros. Advogado e político, foi vereador, prefeito, deputado estadual, governador e o vigésimo quinto presidente do Brasil.

Jânio Quadros que era filho de paranaenses, ainda menino foi morar com a família na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, onde permaneceu até 1930.

De lá foi para São Paulo, fixando residência em bairros da zona norte, como Santana e Vila Maria. Na capital paulista, Jânio Quadros estudou no Colégio Marista e depois foi para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde formou em 1939. Trabalhou como advogado até 1947, ano em que foi eleito vereador.

Dono de grande carisma fez sucesso entre os eleitores com sua pregação sobre a moralidade administrativa.

Em sua campanha para a prefeitura, em 1953, conquistou o eleitor ao usar uma vassoura como símbolo da limpeza que prometia fazer nos órgãos públicos, afastando de lá, todos os corruptos.

Em 1954, foi eleito governador do estado de São Paulo. Populista, nas campanhas eleitorais foi visto várias vezes comendo sanduíches em botequins.

Seguindo o lema de varrer a corrupção, foi eleito presidente da República, tomando posse em janeiro de 1961.

Jânio Quadros conseguiu 48% dos votos dos brasileiros, índice considerado recorde na época. Entretanto, renunciou ao cargo sete meses depois.

Em seu governo colocou em prática uma política interna conservadora de combate a inflação. Enquanto que as ações externas foram progressistas como, por exemplo, a aproximação com países socialistas.

Em 1964, Jânio foi cassado pelo regime militar, só retornando a vida pública no fim dos anos setenta. Em 1985, foi eleito prefeito de São Paulo.

Jânio Quadros morreu em 16 de fevereiro de 1992, na capital paulista.

Produção: Renato Lima
Sonoplastia: Messias Melo
Fonte: EBC

Nenhum comentário: