domingo, 13 de agosto de 2017

Curso de História promove Oficina de Pesquisa e Ensino de História para finalistas do curso




O curso de História, em mais uma ação de qualificação formativa, deu início nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, ao primeiro módulo da Oficina de Pesquisa e Ensino de História, sob condução do prof. Fabiano Chiesa.  A proposta da Oficina é analisar e atualizar competências de pesquisa e da docência em história, com base nas mais recentes reflexões e pesquisas historiográficas. Além dos elementos sociais, políticos e econômicos, enfatizam-se aspectos da história cultural nas sociedades e promovem-se diversos diálogos interdisciplinares através de atividades práticas, explica a profa. Ironita Machado, coordenadora geral da atividade.

A profa. Ironita ainda explica que a Oficina de Pesquisa e Ensino de História, voltada aos alunos que estão findando o curso, é constituída de 4 módulos que agrupam grandes temas, divididos em nestes encontros: informática, historiografia, metodologia da pesquisa e do ensino de história, e escrita historiográfica. Esta oficina apresenta as atividades de forma clara, buscando fazer ligações entre os conhecimentos dos alunos e visa dialogar com as diversas disciplinas em curso, transversalisando numa perspectiva de formação integral e  global. Desenvolver-se-á pela metodologia de interpretação, síntese e escrita histórica, bem como atualização de temáticas de gênero, etnicidade, imigrações/migrações, religiosidade, meio ambiente, cotidiano, política, entre outros, sob atividades diversificadas e experimentais etc.

O programa contempla ainda três encontros distribuídos ao longo do semestre e conduzidos por professores, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em História e também pela convidada, profa. Marlete Dietrich, do curso de Letras da UPF.

Nenhum comentário: