quinta-feira, 26 de abril de 2018

PPGH divulga Oficina Metodologia da História




OFICINA METODOLOGIA DA HISTÓRIA

Ementa: A oficina visa discutir as teorias e métodos da pesquisa histórica em suas múltiplas interfaces com o lugar da produção do conhecimento. Privilegia a discussão e reflexão sobre aspectos variados das pesquisas realizadas pelos mestrandos e doutorandos. Aborda as diferentes correntes metodológicas e interpretativas da historiografia, explorando vários campos disciplinares da história. O principal objetivo da oficina é contribuir para o aprimoramento e aprofundamento de aspectos formais, conceituais e metodológicos das pesquisas em desenvolvimento, por meio da abordagem teórica e prática de temas tais como estratégias de investigação, formulação de problemas históricos, delimitação e manejo das fontes, organização da estrutura argumentativa/narrativa, técnicas de citação e referências bibliográficas, estilos de redação de texto, entre outros.

Ministrantes: doutorandos
Participantes: mestrandos, doutorandos e demais interessados em fazer a seleção em 2018 que não possuam formação em História.

Cronograma de encontros
Horário: das 9h às 11h30min

Maio
04 e 11/05*
Tema: História – área de conhecimento das ciências humanas
Os campos de conhecimento da história
Referenciais teórico-metodológicos à pesquisa histórica
Ministrantes: Diego J. Baccin e Pedro V. S. Medeiros

18/05
Tema: Trabalho prático - apresentação de dissertação e/ou tese, identificando campo de conhecimento da história, referenciais teóricos e metodológicos (conceitos e categorias)
Ministrantes: Fabiano B Teixeira, Wanilton T. Dudek e David A.  Zanoni

Junho
08 e 15/06*
Tema: Trabalho prático: apresentação de dissertação e/ou tese, identificando: campo de conhecimento da história, referenciais teóricos e metodológicos (conceitos e categorias; fontes e estratégias/técnicas de interpretação).
Ministrantes: Diego J. Baccin e Pedro V. S. Medeiros

22/06
Tema: Aspectos formais, conceituais e metodológicos das pesquisas em desenvolvimento – discussão teórica e atividade prática
Ministrantes: Fabiano B Teixeira, Wanilton T. Dudek e David A.  Zanoni

29/06
Tema: Aspectos formais, conceituais e metodológicos das pesquisas em desenvolvimento – discussão teórica e atividade prática. Escrita acadêmica
Ministrantes: Diego J. Baccin, Pedro V. S. Medeiros, Fabiano B Teixeira, Wanilton T. Dudek e David A.  Zanoni
*aula orientada/leitura – não presencial


Avaliação
Memorial do projeto de pesquisa
O Memorial é uma narrativa descritiva sobre o projeto de pesquisa ou dissertação ou tese. Deve conter a definição do problema, objeto de investigação, delimitações conceituais e descrever a metodologia e ferramental que poderão ser utilizados no desenvolvimento do trabalho de pesquisa (cerca de 5 páginas). Referências do memorial, conforme normas ABNT.

Bibliografia
CARDOSO, Ciro Flamarion; BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os Métodos da História: introdução aos problemas, métodos e técnicas da história demográfica, econômica e soacila. 6ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2002,
BARROS, Jo´se DÀssunção. O Projeto de Pesquisa em História: Da escolha do tema ao quadro teórico. 10ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
HEINSFELD, Adelar. Sob a inspiração de Clio: uma introdução ao estudo da História. 2ª. ed. São Paulo/Passo Fundo: DPP Editora/PPGH-UPF, 2013. 248p .
MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia. São Paulo: Ática, 1989.
MORAES, Marieta de. (Org.). História Oral e Multidisciplinaridade. Rio de Janeiro:FINEP, 1994.
PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz; LOVATO, Bárbara Hartung. Introdução ao Estudo da História: Temas e Textos. Porto Alegre: Edição do autor, 2013.
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006.
_____________; LUCA, Tania Regina de. (Orgs.). O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
VIEIRA, Maria do Pilar Araújo. At al. A pesquisa histórica. 5 ed. São Paulo: Ática, 2007.


Nenhum comentário: